terça-feira, 27 de abril de 2010

Vamos debater?

“A internet permitiu que o homem tivesse acesso a leitura, mas esse homem desvirtuou o instrumento (internet), e assim o está utilizando de maneira errônea. Hoje vemos a prevalência de conteúdos eróticos e violentos. Observamos uma leitura mais "superficial" com isso, a qualidade de leitura despencou para patamares lastimáveis.
Ponderamos então, que a internet é um otimizador do comportamento de leitura, se for utilizada de maneira adequada, mas se continuar sendo usada da forma que hoje é vista, irá perpetuar o negativo ato de "copiar o do outro", logo seremos ainda a geração que não quer pensar em algo novo e criativo,todavia que é melhor copiar o existente.”

Fonte:http://www.via6.com/topico.php?tid=28035

7 comentários:

  1. Concordo com a opnião do autor no primeiro parágrafo. Hoje em dia a leitura ficou mais rara visto que as informações da internet já vem prontas e adaptadas. Não há mais, nas pesquisas, a busca em livros como era antigamente. O que há é o surgimento de um novo verbo chamado “Googlear”. Qualquer coisa que queremos saber vamos ao Google e achamos. Não bastando isso, o homem viu na internet (veículo rápido e acessível a todos), um ambiente propício para a divulgação de sites com materiais violentos e pornográficos. Com isso os pais se desdobram para que seus filhos não acessem esses sites. Evidenciando essa problemática, alguns servidores criaram programas onde os pais limitam os sites que seus filhos podem acessar. Há também vários casos de encontros às escuras, provenientes de salas de bate papo, onde sequestradores, estupradores, aliciadores fizeram várias vítimas.

    ResponderExcluir
  2. Mas no finalzinho do último parágrafo eu discordo. Nenhuma geração pode ser vista, na minha opnião, como a que inventou algo porque tudo é copiado, mesmo que de uma forma mais ampla e complexa. Um exemplo é o caso dos blogs, flogões. Este é uma cópia dos álbuns de fotos e aquele é uma cópia dos diários. O que houve foi uma adaptação e transformação do que já era usualmente compartilhado entre as pessoas. Então todas as gerações vão reciclar idéias, inovar, mas não criar.

    ResponderExcluir
  3. Em todos os veículos de comunicação existem informações relevantes e irrelevantes é necessário trabalhar com essas informações classificando-as, analisando-as, contextualizando-as e desenvolvendo assim a consciência crítica.

    Sites de relacionamento, teses de doutorado, enciclopédias, vídeos, blogs, dicionários, livros, imagens, animações... São tantas as informações disponíveis na Internet, desse modo, acredito que depende muito do que o usuário está buscando e de como ele se posiciona mediante essas informações.

    Tanto na internet como em todos os lugares encontramos informações importantes ou não, o que não podemos é generalizar dizendo que não há nada de bom na internet, primeiro que esses gêneros discursivos como MSN, blog, e-mail, já existiam, eles foram reconfigurados devido às novas tecnologias, dessa forma só evidenciamos a necessidade de termos criticidade e analisarmos criteriosamente essas informações que nos são apresentadas.

    A internet é um meio de comunicação interativo, ela democratizou a informação e o poder de se comunicar, proporcionando a interação entre usuários dos mais diferentes lugares do planeta facilitando, portanto, o contato entre os locutores e os interlocutores, assim como a busca por opiniões e idéias convergentes e o melhor de tudo com uma linguagem acessível à maior parte dos usuários,qualquer pessoa conectada a uma rede pode criar um site e nele inserir informações verídicas ou não verídicas, vai depender da forma como os sujeitos se constroem diante dessas informações.

    ResponderExcluir
  4. Não concordo quando afirmam que a leitura na internet ficou mais rara, pelo contrário estão lendo cada vez mais. O texto escrito foi redescoberto como forma de comunicação, a leitura é hipertextual, baseada na utilização de links que são planejados de modo a proporcionar ao leitor autonomia na escolha dos conteúdos, tornando assim uma leitura mais prazerosa e muito mais rica com seus textos multimodais.

    As variedades de temas que podem ser encontrados na internet aproximam cada vez mais usuários interessados em determinado assunto, esse leitor necessita observar o conteúdo de forma critica, assim, ele não estaria a “copiar o do outro” e sim construindo conhecimento a partir dessas informações, levando em conta que nenhum texto é construído sozinho, e sim a partir de outras vozes.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Bom, pelo meu ponto de vista, a Internet está nos olhos de quem vê.
    A linguagem da Internet tem seus pressupostos que, naturalmente, estão
    caminhando para um novo modelo de comunicação. A Internet já se transformou num
    veículo de comunicação com uma linguagem acessível à maior parte dos leitores.
    Desse modo, há uma exploração de toda faixa etária, mas não creio que seja o caso de censuras e sim de discernimento.
    No entanto, o leitor precisa estar sempre atento ao emprego de uma linguagem
    adequada, uma vez que, “Não é só quem escreve que significa, quem lê também produz
    sentidos”.
    O fato é, que a Internet é uma ferramenta que querendo ou não, pode ser usada de várias formas, seja para beneficiar ou prejudicar, então cabe aos leitores ou responsáveis por "eles" saber usa-lá como vantagem.

    ResponderExcluir
  7. Como toda evolução tecnológica a internet vem facilitar o acesso as informações e cada indivíduo a utiliza conforme sua necessidade, entretanto como é um veículo democrático é possível encontrar conteúdos pouco verdadeiros, mas o indivíduo que deseja realizar pesquisa deve utilizar – se de fontes seguras como sites sérios onde preocupam – se em transmitir informações verdadeiras . Essa ferramenta é bastante prática e auxilia o acesso rápido as informações mas deve ser tratada com certo cuidado , como tudo o que é postado se embasa em algo já existente não podemos generalizar e dizer que tudo o que consta são inverdades mas que há algumas informações distorcidas. Esse tipo de linguagem nada mais é que uma evolução social com acesso a todo tipo de informações cabe ao usuário o discernimento para julgar o conteúdo acessado .

    ResponderExcluir