sábado, 3 de abril de 2010

Para começar, uma introdução...

Todos nós utilizamos a linguagem para nos comunicar pois é através de gestos, sinais, sons, símbolos ou palavras que representamos os conceitos de comunicação , ideias, significados e pensamentos. Não podia ser diferente na internet! A linguagem utilizada é variável de acordo com a situação da comunicação. Nesse caso, nos meios sociais utiliza-se orkut, msn e outros, onde a linguagem é representada através da escrita “não convencional” significando assim uma adaptação do meio de comunicação. Geralmente a interação no meio on line é realizada de forma rápida facilitando a comunicação, surgindo assim as abreviações e os neologismos tão utilizados nesse meio. A comunicação ocorre em tempo real (instântaneo).
Da mesma forma que ocorre a evolução da língua, que é o instrumento de comunicação (idioma), automaticamente ocorre também a evolução da fala que é variação do falante, representada em um ato individual formando assim a evolução de um sistema de comunicação, não comprometendo o entendimento.
É possível que com a evolução da linguagem ocorra modificações da língua a qual falamos, pois a língua é viva. A linguagem abreviada, especialmente da web, segue padrões de oralidade ultizando-se de expressões ímplicitas devido ao conhecimento da língua. Dessa forma todos os seus falantes são capazes de assimilar o que está sendo dito como, por exemplo, a utilização da contração ‘vc’ ao invés de ‘você’ ou mesmo para expressar emoção para compensar a ausência física do interlocutor como demostrar uma situação engraçada (Risos): =) , ‘rs’ entre outras combinações possíveis . Esse tipo de comunicação não é utilizada fora do ambiente web. Os usuários possivelmente não vão se apropriar desse tipo de linguagem para realizar uma redação, ou seja, os usuários utilizam a linguagem adequada de acordo com cada situação de comunicação .


Fontes :http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/linguagem-internet-celular/idioma-escrita-abreviada-jovens-adolescentes.shtml

8 comentários:

  1. A conversação na internet é em tempo real, a interação entre os interlocutores ocorre através da construção do texto falado para o texto escrito, as palavras precisam ser rapidamente digitadas, simulando assim a mesma rapidez da fala, a internet é um meio muito rápido de comunicação por isso é permitido uso das abreviações, não cabe usá-las em outros gêneros textuais,é importante saber usar a língua nas diversas situações de interação.

    ResponderExcluir
  2. O domínio da língua, oral e escrita, é fundamental para participação social efetiva, pois possui acesso as informações expressa e defende ponto de vista, partilha e constroi visões de mundo, produz conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. E esse domínio da língua no ambiente da internet necessita que o interlocutor conheça os códigos utilizados,esses textos são multimodais, onde o produtor alia muitos caracteres e recursos semióticos não-verbais (imagens, emoticons, etc.)

    Traduza:

    Vc q tc? : )

    Sem um conhecimento prévio é quase impossível não se perguntar:
    O que é "tc"?

    E quando o emissor envia uma mensagem assim:

    HuhaHuahUa

    Isso seria outra língua?
    rsrsrs

    Um iniciante precisa aprender todos esses códigos,para poder interagir no ambiente da internet sem "pagar mico".:D

    ResponderExcluir
  4. O entendimento no momento da interação somente é possivel quando os indivíduos compartilham da mesma cultura. A linguagem na internet nada mais é que uma evalução no processo cultural .

    ResponderExcluir
  5. Na minha opnião, o entendimento da mensagem no momento da interação depende mais dos meios comunicativos usados. Pode existir dois falantes, de cultura diferente, que se entendem, um compreendendo o sentido do texto do outro. Agora, se os falantes se comunicarem, por exemplo, em uma lingua desconhecida por um dos participantes da interação, o texto não irá ser compreendido, mesmo a cultura sendo a mesma.

    ResponderExcluir
  6. Outra abordagem pode ser sobre a questão do Gênero Discursivo ou Textual, conforme conversamos na última aula. Penso que vocês podem considerar as práticas de linguagem nos gêneros que circulam no campo linguístico online. Evidente, que os gêneros que aparecem na internet não são inéditos - já falamos que toda prática de linguagem está relacionada a outras já existentes - eles são uma reconfiguração de outras práticas de linguagem. Então, quais são as condições de produção dos discursos que circulam no ambiente online, especificamente, nos gêneros analisados. Como os sujeitos agem - como as ferramentas disponíveis intereferem na forma dos sujeitos agirem por meio da linguagem. Como as situações comunicativas interferem na forma dos sujeitos se constituirem nas práticas de linguagem analisadas. Lembre-me de falar sobre Do telefone ao MsN na aula de hoje ou na nossa reunião de amanhã.
    Bom trabalho!
    Abraços

    ResponderExcluir